Viaduto Pesseguinho

Coordenadas – 28°58’13.9″S    51°53’35.7″W

Com 268m de extensão e 87,8m de altura, é o 20º da Ferrovia do Trigo. Está localizado no município de Dois Lajeados, a 9 km da cidade.

O Viaduto Pesseguinho, assim como o Mula Preta, possui estrutura metálica, onde os dormentes são colocados sobre essa estrutura. Assim, o Viaduto é vazado e é possível visualizar o chão entre os dormentes.

IMG_30511380397_627508480634532_1422313672_n

Abaixo do Viaduto Pesseguinho há uma cachoeira, seu acesso se dá por uma trilha que poderá ser realizada caminhando (dificuldade moderada) ou com motocicleta preparada para trilhas.

551323_627508610634519_609368487_n
Vista do Viaduto Pesseguinho

Como chegar:

Partindo de Dois Lajeados, você deve localizar a igreja da cidade e ir para a rua que existe em frente à ela. Essa rua se inicia na igreja. Siga por ela e se mantenha na estrada principal. Percorridos 5,2 entre à direita (Cuidado! Você pode não perceber essa entrada). Prossiga por mais 1,2 km e entre novamente à direita. Em 800 metros chegará ao Viaduto Pesseguinho. De Dois Lajeados ao Viaduto Pesseguinho

Desde o Viaduto 13, você seguirá por um caminho 4×4 (veículos 4×2 passam, mas a velocidade deverá ser bem reduzida). Da ponte que há na base do Viaduto siga por 5,5 km, e entre à esquerda. Quando acabar a estrada (3,5 Km) entre novamente à esquerda e logo em seguida à direita (neste trecho de 3,5 km haverá uma encruzilhada no km 1,2, siga adiante). Da entrada à direita siga por 6,7 km e entre à direita, e logo em seguida à esquerda. Percorra 2 km e entre à esquerda. Percorra mais 800 metros e estará no Viaduto Pesseguinho e na Casa Recanto da Ferrovia. Esse caminho não está mapeado pelo google maps.

Para visitar o Pesseguinho não é preciso nenhuma habilidade ou veículo especial. Separe cerca de uma hora e meia para conhecê-lo. É fácil conciliar essa visita ao Viaduto 13. Contudo, se deseja ir até a cachoeira que existe abaixo do viaduto, reserve meio dia para realizar o trekking. O acesso ao viaduto, trekking e cachoeira é gratuito. Há um bar próximo ao Viaduto.

Não esqueça de:

• Água
  • Lanche
  • Calçado adequado para trekking, caso deseje ir à cachoeira.